Olá! Boa tarde! Sou novato tanto aqui no Fórum quanto na utilização do Qubes OS.
Há 3 meses comprei um Nitro V15 com o intuito de testar o Qubes e, quem sabe, transformar ele no meu principal sistema operacional para utilizar no dia-a-dia.
Tive muitas dificuldades no começo, quebrei a cabeça inúmeras vezes com as explicações aqui do fórum, mas no final das contas, até o momento, consegui aprender algumas coisas e implementar algumas ferramentas que utilizo no dia-a-dia, porém ainda faltam muitas outras.
Um ponto que percebo aqui do fórum é que existem muitos conteúdos para versões antigas do SO, mas raramente encontro auxílio para versões mais recentes, como no meu caso que utilizo a 4.2.4. Vocês, que frequentam o fórum, seguem apenas os tutoriais e dicas que passam aqui ou também utilizam alguma outra fonte externa?
Muitos dos guias para versões mais antigas funcionam bem. Leia as notas de lançamento para saber o que mudou e entenda que o guia provavelmente funcionará se não envolver algo listado nessas notas, como a política RPC Qrexec/Qubes, que teve algumas mudanças ao longo do caminho.
Você também pode se beneficiar muito apenas entendendo melhor o sistema Linux subjacente, sendo o Fedora (modificado) para dom0 e o Fedora ou Debian (o que você escolher) para seus Templates/AppVMs/etc. A maioria (não todas) das “coisas do Qubes” são apenas coisas do Linux com uma ou duas etapas extras do Qubes.
Fala mano! Raro encontrar outro BR aqui kkk. Eu tbm tenho um acer nitro v15 mas n to conseguindo instalar nele, fica na tela preta congelada. Acredito que é por causa da placa de video dedicada RTX 4060. Como foi sua instalaçao? Poderia me falar o processo? Vc instalou na maquina mesmo ou num ssd externo? To usando o qubes em um notebook antigo, mas quero mesmo usar no ACER NITRO V15