Opa Hamenarin! Obrigado pela resposta e pela indicação da Documentação. É de muito auxílio mesmo essa parte.
Venho ultilizando o Qubes desde Junho do ano passado, de maneira bem esporádica. Na época que comecei utilizava a versão 4.2.4. Neste momento estou utilizando a versão 4.3.0.
No momento estou travado com um problema com a trezor, mas pelo notei de Dezembro pra cá não foi apenas eu que teve esse mesmo problema. Simplesmente a carteira da trezor conecta porém não carrega o saldo e as transações, ela fica apenas em looping de carregamento eterno, exatamente como descrito por algumas pessoas aqui, no link a seguir:
Fui até citado no tópico por ter conseguido seguir as instruções de outro membro e ter dado certo, mas isso aconteceu em uma versão anterior. Hoje não consigo mais fazer funcionar seguindo nenhum tutorial. Tenho certeza que muito provavelmente EU esteja errando em algo, mas por ser leigo não estou conseguindo identificar meu próprio erro.
Sigo tentando introduzir o qubes na minha rotina aos poucos, semana pós semana, porém ainda dou umas empacadas em alguns objetivos “simples”, mas complexos, de serem executados aqui.