Criando máquinas virtuais de template de qualquer sistema operacional

Opa galera! Pra quem tava tendo dificuldade em criar uma template VM de qualquer OS, a solução pra mim foi a seguinte:

Já que por interface gráfica não tem a opção de criar uma template VM, então tem que ser pela linha de comando. Eu tinha tentado usar o comando qvm-create que eu tinha visto aqui, mas não tava dando certo.

Minha ideia tinha sido copiar o comando no site do Qubes

qvm-create --class StandaloneVM --label <label> --property virt_mode=hvm <vmname>

E substituir StandaloneVM por TemplateVM, <lable> (que é a cor do cadeadinho da VM) por <black> , e <vmname> por <ManjaroTemplate> , mas sempre retornava com erro. Aí eu persebi algo que acho que não tá muito claro na documentação do Qubes é que os sinais > e < não devem ser digitados.

Nesse caso o comando ficou:

qvm-create --class TemplateVM --label black --property virt_mode=hvm ManjaroTemplate

Espero que ajude.

-Veio do Café

4 Likes

Oi @Veiodocafe. A documentação é um esforço da comunidade – todos podem ajudar. Fiz uma contribuição para a documentação para dar “fix” disto. Normalmente é <LABEL> em vez de <label>. Isso poderia ter ajudado nesta situação.

4 Likes

Obrigado. Não sabia que a documentação poderia ser escrita pela própria comunidade. Vou tentar contribuir também.

2 Likes

A post was split to a new topic: Is There Documentation in Portuguese?